21 de setembro de 2015

Sindjorn: Sem PALAVRAS...

Encontrei esse TEXTO na INTERNET. Foi bom não colocar os VALORES do Piso Salarial dos JORNALISTAS do RN. Que coisa? Que VERGONHA.

"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte vem a público lamentar profundamente a postura dos proprietários de veículos de comunicação do Estado, na negociação salarial deste ano.
Após apenas duas reuniões, a negociação foi encerrada nesta segunda-feira (21), na Superintendência Regional do Trabalho, sem acordo e a decisão sobre o reajuste da categoria vai a dissídio coletivo no âmbito da justiça do trabalho.
A pauta dos trabalhadores foi entregue ainda no mês de agosto, apesar disso, os patrões simplesmente a ignoraram e apresentaram proposta ZERO. Na primeira reunião, na quarta-feira (16), foi apresentado nada de reajuste e o atendimento de nenhuma cláusula social. Após mais de duas horas de debates e com o intermédio do mediador, o Sindjorn se mostrou sensível à crise econômica instalada no país e recuou da proposta inicial, pedindo apenas que fosse dada a reposição da inflação no período. A proposta ficou de ser analisada pelos patrões e também pelos jornalistas, em assembleia e uma nova mediação ficou marcada para hoje.
Na nossa assembleia, a categoria mostrou amadurecimento e aceitou reduzir a proposta para apenas a reposição da inflação. Pois bem, fomos a audiência desta segunda e para nossa surpresa negativa, os patrões nos apresentaram a proposta aviltante de míseros 5% de reajuste para quem ganha o piso e para quem ganha acima do piso, negociação livre entre empregado e empregador.
Diante do exposto, nos vemos mais uma vez na situação humilhante a que os patrões querem nos impor e não aceitamos tamanha vergonha. Desde o início os empresários da comunicação no RN se mostraram não dispostos a um acordo e já queriam ir a dissídio desde a primeira mediação.
A nós, jornalistas profissionais do RN, só resta lamentar essa postura infame e absurda, visto que diversas outras categorias estão conseguindo acordos salariais e os jornalistas de outros Estados também. Os nossos patrões, além de nos pagarem o segundo pior piso salarial do país, agora querem nos deixar 1 ANO SEM REAJUSTE.
Mas além de lamentar, também nos cabe acreditar na justiça do trabalho, que ela finalmente abra a caixa preta da comunicação no RN e que se faça a decida justiça aos trabalhadores. E por fim, também nos cabe agir e nos mobilizar até que essa decisão seja proferida, afinal não podemos admitir isso calados e inertes.
E aí jornalistas, vamos fazer o que? Os deixo com essa reflexão. Agora, mais que nunca, vamos brigar por nosso suor e fazer valer nossa luta diária.
Sindjorn"

Nenhum comentário:

Postar um comentário