21 de janeiro de 2013

Zangão por um dia com MauMarques

Esse ZANGÃO está muito
mais para Borboleta
Vejam que JOIA eu descobri, ontem, chegou esse e-mail no meu SERPENTÁRIO com esta obra prima produzida na coluna da ABELHINHA na Tribuna do Norte e que deve ter custado uma grana aos cofres de Parnamirim:
"Zangão por um dia com Maurício Marques
20/01/2013
O prefeito do terceiro maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, o gestor de Parnamirim, Maurício Marques, é o convidado de hoje do Zangão por um dia. Ele foi entrevistado pelo jornalista Túlio Duarte que acompanhou o dia do gestor, traz os detalhes e as análises. Acompanhe:
DESPERTAR
De sua casa, no bairro Cohabinal, para a Prefeitura de Parnamirim, no Centro da cidade, são apenas alguns minutos. Às 7h30 o prefeito Maurício Marques já está no trabalho. “O primeiro bom dia é aqui”, afirma o prefeito Maurício Marques, apontando para a sala da Secretaria de Planejamento e Finanças, que fica ao lado do seu gabinete. Após breves despachos administrativos, o gestor convida o repórter para tomar um café da manhã na Prefeitura.
DESJEJUM
A primeira refeição do dia é feita na companhia do secretariado e políticos. “Todo dia é assim: vários secretários chegam aqui. Isso possibilita a integração da equipe”, diz. Aos 68 anos, conta que não tem restrições alimentares. No cardápio, salada de frutas, cuscuz, ovos, café quentinho, biscoitos, croissant... Para o almoço, o prato preferido é bem regional: galinha torrada, arroz de leite, feijão verde, batata doce e “uma bicada de cana”.
SUA HISTÓRIA
Filho de Maria José dos Santos, de 88 anos, e de Severino Marques dos Santos, já falecido, Maurício é natural de São Mamede (PB). Filho mais velho de uma família de nove irmãos, é o único com nível superior. Formado em Ciências Contábeis pela UFRN, incentiva os sobrinhos a estudarem. “Sou uma referência para eles”, destaca.
CONVITE DE AGNELO
Maurício Marques chegou ao Rio Grande do Norte em 1973. Veio para trabalhar na Caern como auxiliar técnico de contabilidade no Governo Cortez Pereira. Na companhia, exerceu todos os cargos na área administrativa, até que surgiu um convite em 2000. O deputado estadual Agnelo Alves (PDT), na época prefeito eleito de Parnamirim, pediu que ele se aposentasse para ser secretário. Após relutar, aceitou. “Acreditei e construímos vitórias bonitas aqui. Fomos reeleitos com o compromisso de fazer mais”, afirma.
METAS?
Entusiasmado após o café, convida o repórter para conhecer o Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva. São 4.800 m² e 600 lugares. Uma das metas deste segundo mandato é a conclusão das obras do teatro. Mas a meta-síntese é a conclusão do saneamento. “Nossa obra do século”, assegura. Quer ainda construir escolas, unidades básicas de saúde, entregar a urbanização de Moita Verde (bairro dos Quilombolas), investir em Cajupiranga, Parque Industrial... “Você não pode falhar, se comprometer com aquilo que não vai fazer”, ensina.
SAUDADES
Após 48 anos de convivência, uma perda enorme. Em julho do ano passado, se despediu da esposa, a enfermeira Nazaré dos Santos, que faleceu após infarto e infecção generalizada. “O tempo dá a conformação, nunca o esquecimento. Não esquecemos a pessoa que amamos. Minha mulher foi tudo para mim. Ela faz uma falta muito grande”, lamentou, com os olhos marejados. Nazaré não gostava de política. “Morreu e não conheceu o gabinete do prefeito”, lembrou. Apesar disso, ela fiscalizava tudo e à noite informava e orientava o prefeito.
FAMÍLIA
É pai da advogada Janaína Marques e da fisioterapeuta Millena Marques. Possui um neto, Lucas, de 9 anos. “Faço o que ele me pede. É o dono da família”, define. O garoto, que vive com a mãe Janaína no Rio de Janeiro, está passando as férias em Parnamirim, após temporada na Disney. O pai de Lucas é o secretário de Meio Ambiente, Rogério Santiago, ex-genro de Maurício. “Ele pode até arrumar outros, mas vou ser sempre o primeiro sogro dele”, brinca, acrescentando que, apesar do divórcio, o relacionamento familiar é harmonioso. “A família é a base de tudo”, valoriza.
HOBBY
Uma de suas paixões é o futebol. “Sou fanático”, confessa Maurício, que é flamenguista e americano. “Mas hobby mesmo é jogar um buraquinho de 15 cartas com meus vizinhos. São todos meninos de minha idade”, brinca. Entre os hobbies está o “bate-papo” com o secretariado. Nesses encontros, nada de trabalho. Nas horas vagas o prefeito gosta ainda de ouvir MPB. Na lista, músicas de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Alceu Valença e Roberto Carlos. “Gosto de ouvir e chorar com o cara que canta o cara”, revela.
RELIGIÃO
Católico, Maurício é devoto de Nossa Senhora de Fátima. No gabinete dele há, pelo menos, quatro imagens da santa. “Aqui em Parnamirim são oito padres e me dou bem com todos eles. Também tenho bom relacionamento com os pastores. Qualquer que seja a religião, Deus está presente”, acredita. 
ELEIÇÕES 2014
Possibilidade de ser candidato? “Nenhuma. Não sou candidato a mais nada. Deus me livre de ser candidato a qualquer cargo enquanto for vivo (risos). Minha carreira política se encerra onde pensei que não chegava: Prefeitura de Parnamirim”, afirma. Insisto no tema: mas se Agnelo Alves pedir para que seja candidato? “Agnelo já sabe meu pensamento, ele não vai me pedir” (risos).
CANDIDATURA
Em uma conversa descontraída, Maurício Marques comenta que, certa vez, o neto Lucas perguntou quando ele deixaria de ser prefeito. A resposta do avô foi: “Em 2016, mas pode acontecer alguma coisa antes”. Aproveito a distração e faço a pergunta: alguma coisa como ser candidato a vice-governador em uma aliança com Robinson Faria? “Não é o momento de responder nada, só de ouvir. Meu compromisso é com Agnelo Alves. Se ele escolher alguém para apoiar, eu sigo”, desconversa. 
POLÍTICOS
A pedido do repórter, Maurício definiu alguns políticos em poucas palavras. Agnelo Alves: “a história política de Parnamirim”. Wilma de Faria: “peça importante em minha coligação”. Garibaldi Filho: “político exemplar, sempre votei nele”. Fátima Bezerra: “uma das maiores parlamentares da história do RN”. Henrique Alves: “parceiro de Parnamirim”. Robinson Faria: “foi importante para nossa reeleição”. Carlos Eduardo: “um cara que admiro. É honesto e competente”.
ROSALBA CIARLINI
Na hora da governadora, não se conteve. Ao invés de poucas palavras, um discurso. “Politicamente, não temos aproximação. Administrativamente, ela ainda não descobriu que somos prefeito da terceira cidade do RN. Aqui não tem nenhuma obra do Governo do Estado, pelo contrário, nós é que investimos mensalmente no Hospital Dr. Deoclécio Marques para que as cirurgias eletivas sejam realizadas”, dispara.
É DOOOZE!!!
A perda da esposa e o estresse da campanha política fizeram Maurício Marque buscar atendimento médico. “Sentia um entalo, fiz exames e nada. No dia da diplomação, ao descer uma rampa, dei um grito: é dooooozeee!!! (gargalhada). Saiu tudo”, diz.
CÂMARA MUNICIPAL
Dos 18 vereadores eleitos, 14 são governistas e os outros quatro fazem oposição. “Tem dois desses (da oposição) que participaram do governo e, na hora de decidir, ficaram contra mim, então, serão tratados como opositores”, avisa.
REFORMA ADMINISTRATIVA
O prefeito planeja realizar uma pequena reforma administrativa. Alguns cargos serão extintos, outros terão a quantidade reduzida. O projeto de lei deve ser encaminhado à Câmara Municipal na segunda quinzena de fevereiro, quando tem início os trabalhos legislativos. “Hoje a folha de pagamento com pessoal é da ordem de R$ 7,5 milhões. Quero reduzir para R$ 7 milhões. O objetivo é enxugar custos e, ao mesmo tempo, melhorar alguns cargos que só tiveram aumento em 2005”, adiantou o gestor, acrescentando que “isso vai ser feito com muita cautela”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário