15 de junho de 2009

Coisas de Lá e de Cá

Cardápio de irregularidades

Um pano imundo cobre uma panela. Ao lado, dezenas de marmitas que deveriam ser descartáveis já foram lavadas e estão prontas para receber mais uma refeição. Muitas ainda têm restos de comida. Em uma pequena sala escura, cozinheiras preparam o alimento que será enviado para os cerca de 150 presos da cadeia de Águas Lindas, a 51km de Brasília. Há teias de aranha por toda parte. Sem luvas ou máscaras, elas mexem no arroz, no feijão e na carne de soja, o cardápio do dia. A carne bovina está em falta desde o início do mês, assim como o café e o açúcar. Foi esse o quadro que o Conselho Nacional de Justiça CNJ e as três juízas que trabalham em Águas Lindas encontraram na última sexta-feira ao inspecionar o Instituto Social Djalma Lobo.

* O CNJ deveria arranjar alguma coisa útil pra fazer, e nem precisaria percorrer as favelas para constatar quantas pessoas catam LIXO pra comer, e nem cometeram nenhum delito. Só falta agora o Direitos Humanos ir lá e soltar os ‘coitadinhos’, que estão há menos de um mês sem carne bovina e açúcar. É só pra essas coisas que existe ‘JUSTIÇA’.


Convênios não fiscalizados pela União têm falhas

Depois de constatar que 112 mil convênios da União com estados, municípios e ONGs deixaram de ser fiscalizados pelo governo federal entre 2006 e 2008, o Tribunal de Contas da União TCU estima que pelo menos 47% deles têm irregularidades, que incluem até desvio de recursos.

Para o presidente da Corte, Ubiratan Aguiar, há falta de planejamento dos órgãos do governo para fiscalizar contratos. Ele aponta também problemas com a terceirização de pessoal.

* Enquanto isso, o sistema idealizado no Congresso para fazer o controle continua no papel. Imaginem em Parnamirim o que já aconteceu de absurdos como esses, pois aqui é que ninguém fiscaliza nada.


Sobrinha de Sarney também tem vaga criada secretamente

Prima da governadora Roseana Sarney (MA), Maria do Carmo de Castro Macieira foi nomeada no Senado por meio de ato secreto. O documento determina o ingresso dela num cargo no gabinete ocupado pela própria Roseana, então senadora pelo PMDB do Maranhão.
O gabinete era chefiado pela servidora Doris Marize Romariz Peixoto, a atual presidente da comissão de sindicância que investiga o uso de atos secretos no Senado desde 1995. Os outros integrantes são o diretor de Recursos Humanos, Ralph Campos, e o consultor-geral de Orçamento, Fábio Gondim. O ato de nomeação da prima de Roseana foi assinado pelo então diretor-geral da Casa, Agaciel da Silva Maia, que deixou o cargo em março por ter ocultado da Justiça casa avaliada em R$ 5 milhões. Maria do Carmo Macieira é prima de Roseana por parte da mãe, Marly, mulher do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

* O senador José Sarney é o todo poderoso hoje no ’nosso’ Congresso sempre fez o que quis, inclusive escantear o incompetente Garibaldi da presidência do Senado.


Punição por atos secretos se restringe a Agaciel

Apesar de declarações públicas de ultraje, o escândalo dos atos secretos no Senado deverá ter punições circunscritas apenas a ex-diretores da Casa. Antigos integrantes da Mesa Diretora, a cúpula do Senado, deverão ser poupados. Como o período sob investigação são os últimos 14 anos, apenas o ex-diretor-geral Agaciel Maia e seu grupo poderão sofrer sanções, segundo senadores da situação e da oposição ouvidos. Agaciel, sob cuja gestão ocorreram os atos, já afirmou que "todo mundo sabia" dos atos de nomeações, dos aumentos e de outras benesses que não eram publicadas. A cúpula do Senado também trabalha para evitar danos à imagem do presidente José Sarney (PMDB-AP), que ocupou por três vezes o cargo no período em que os atos não foram divulgados. A oposição defende "ampla investigação" dos atos secretos, discursa que a situação é constrangedora, mas se torna evasiva quando o assunto é punir senadores ou a Mesa Diretora pela proliferação de decretos e nomeações clandestinas.

* Ô ‘HÔMI’ complicado esse ‘tá’ de Agaciel Maia, acho que é esse sobrenome dele, inclusive, ontem escutei uma entrevista do irmão dele na Tropical, uma vergonha, e o(a)s entrevistadores, como tem verme no jornalismo neste estado. O Prefeito todo poderoso e o(a)s ‘coleguinhas’ todos obedientes, tinha ‘umazinha’ lá que coitadinha como gagueja, só perguntou bobagem, e ainda tomou uns puxões de orelha, como é medíocre.


Reforma será fatiada para liberar internet

Para tentar aprovar ainda este ano pelo menos uma parte da reforma eleitoral, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), encontrou uma forma de driblar a resistência dos partidos. Na semana passada, orientou o autor da matéria, Flávio Dino (PCdoB-MA), a fatiar em duas partes o texto original. A ideia é separar as mudanças consensuais das demais. Há acordo principalmente sobre liberar o uso da internet nas campanhas eleitorais e permitir eventos antes mesmo da oficialização das candidaturas. Em outro subprojeto viriam as propostas sobre financiamento das campanhas e a flexibilização da fidelidade partidária. Como não há entendimento sobre esses dois temas, a Câmara faria uma discussão paralela, com pouca probabilidade de aprová-los para 2010.

* Tem cidades em que a campanha ainda não acabou, tem tanto vagabundo aqui em Parnamirim que ainda não saiu de cima do palanque, não entendo o porque da lei ser contrariada agora, ou é porque tem lugares que se fiscalizam essas coisas?


Dutra tenta superar resistências ao seu currículo

Apadrinhado pelo presidente Lula em sua busca pelo comando do PT, o chefe da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, sofre resistência de dois dos principais caciques petistas. O ministro da Justiça, Tarso Genro, e o ex-ministro José Dirceu estão em lados opostos dentro do partido e gostam de enfatizar suas diferenças, mas concordam em um ponto: Dutra não tem currículo suficiente para presidir a legenda durante ano eleitoral. Na reunião da tendência Construindo um Novo Brasil CNB, que reúne a maioria dos militantes do PT, José Dirceu ficou tão isolado que não encontrou brecha para apresentar uma alternativa.

* O José Eduardo Dutra não tem CURRÍCULO ou Folha Corrida...


Nenhum comentário:

Postar um comentário