7 de maio de 2009

Festa Padroeira

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima está celebrando seus 57 anos de fundação e para a comemoração elaborou uma vasta programação com atividades culturais e artísticas em Parnamirim.

Dentro da programação de 10 a 12 de maio em frente à igreja matriz, a opereta Oratório de Nossa Senhora de Fátima, numa homenagem à santa padroeira da cidade. Com direção do dramaturgo Lindemberg Faria e texto em forma de poesia de autoria do animador cultural Véscio Subaro, o auto contemporâneo consta de um prólogo e dez quadros tendo a participação de 65 atores de Parnamirim. O enredo é firmado no contexto católico referente à aparição da santa aos três pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinto no dia 13 de maio de 1917.

No primeiro prólogo - a revelação dos três segredos: água, fogo e terra sobre o símbolo da paz em forma de enorme pássaro branco. No segundo ato, a guerra, as crianças de ruas, a aparição de Fátima aos pastorinhos, a reação dos incrédulos e prosseguindo, as aparições em forma de narração. Novamente volta à cena, a reação dos incrédulos e no nono prólogo, a última aparição do dia 13 de maio na Cova da Iria em Portugal, quando em seguida as crianças que anunciavam a anunciação são presas, não podendo mais ir aos encontros solicitados pela santa. O que somente iriam ocorrer novamente nos meses de setembro e outubro.

Para encerrar o espetáculo, o autor criou o quadro Dança do Sol - a celebração, quando o pássaro branco reaparece pregando a paz e a Virgem de Fátima pode então, ser vista por todos.

Shows

O calendário de shows programado pela prossegue até o dia 31, quando se apresenta Carlos Zens. Dia 07 tem Coração NordestinoMazinho e Regina; dia 08: Stacio Lee e Banda Afã; dia 09: Meirinhos do Forró. E no pavilhão do Parque Aristófanes Fernandes o tradicional baile Rosas de Maio com a orquestra Garcia e Ivanildo di Natal; dia 13: Forró da Hora e Lane Cardoso; dia 15: Cavaleiros de Maria; dia 16: Cavaleiros de Maria e festa baile no Pátio de Santo Antônio. Dias 24, 27 e 29: Cavaleiros de Maria. Dia 30: Almir Padilha e festa baile no Pátio de Santo Antônio.

Programação

10/05 Domingo (Dia das Mães)

Noiteiros M. Castelo – RCC, Divino Espírito Santo do pólo V, Oficina de Oração e Vida, Fundação Parnamirim de Cultura

7h – Missa na Matriz

19h – Missa

Barracas: 1ª Apresentação do Oratório de NS de Fátima – Uma Opereta pela Vida

11/05 segunda-feira

Noiteiros – NS da Conceição do J. Clube, Novo Horizonte, Marília do Pólo V, P. Vocacional, Ministros Extraordinários da Eucaristia

19h – Missa

Barracas – 2ª Apresentação do Oratório de Nossa Senhora de Fátima – Uma Opereta pela Vida

12/05 Terça-feira

Noiteiros – Cristo Rei do Vida Nova e Moita Verde do Pólo V, Chama do Amor, ECC, Comerciantes, Empresários, CDL, Dinâmica

19h – Missa

Barracas – 3ª Apresentação do Oratório de Nossa Senhora de Fátima – Uma Opereta pela Vida; Maninartecidade em concerto no Auditório do Augusto Severo.

13 de Maio

(Dia da Padroeira)

5h30 – Equipes das comunidades sairão às ruas com carros de som e fogos de artifícios, rezando o Ofício de Nossa Senhora com a participação da Banda Trampolim da Vitória.

7h – Café comunitário

9h – Caminhada com NS das Comunidades até à Igreja Matriz no Centro

10h – Celebração Eucarística: Pólos, Dimensões, Mães, Marias e Fátimas

12h – Foguetório da Padroeira em todas as comunidades

15h – Procissão Aérea

16h – Carreata pelas ruas e avenidas da cidade

18h – Procissão Monumental com 57 grupos de devotos das comunidades, pastorais, movimentos, serviços e o povo em geral, saindo da Praça das Rosas (Jd. Planalto) e na matriz Benção do SS Sacramento

20h – Barracas. Grande show com Forró da Hora e Lane Cardoso.

Um comentário:

  1. Parnamirim é considerada a 3ª arrecadação do Estado do Rn,uma das mais populosas cidades da Grande Natal e agora tem um Blog onde se pode ver e ler assuntos da mais variada espécie,escritos e publicados por Eneas Peixoto,que apesar de não ser jornalista,sabe e conhece bem os problemas os mais variados que acometem a cidade de Parnamirim,além das coisas que acontecem na sua vida política,social e econômica da cidade Trampolim da Vitória,como é conhecida Parnamirim,desde a época da 2ª Grande Guerra.Está de parabéns,portanto,o povo desta cidade,por ter agora,um arauto das suas necessidades e um divulgador das dificuldades por que passa este povo mesclado por pessoas de todo o Brasil.Precisamos de alguém do povo que lute e fale por nós.Pelos nossos direitos de cidadões,de sêres humanos que somos.

    ResponderExcluir