9 de maio de 2009

Festa da Padroeira


Na praça ao lado da Igreja foi montado um pula-pula para as crianças

Estava muito animada a festa da Padroeira, estive ontem lá, levei minha Xereta pra registrar o evento, mas fui infeliz no intento, andei por aquelas barracas de camelôs, barracas da paróquia, alguma vendendo cachaça, cervejas e até refrigerantes e cachorro quente. Com minha câmera no bolso e fui olhando aquilo tudo o lugar mais tranqüilo, no canto da praça eu consegui bater uma só foto. Fui medroso e incompetente. Tinha uns carinhas me encarando, fui ver o show de Estácio Lee tava legal, num palquinho sem vergonha e acanhado, dava pra bater talvez uma ou duas fotos mas eu ia ficar sem minha câmera, digo xereta. Da prefeitura só vi a Secretária de Cultura, nem sei se era ela, eu a vejo muito pouco mas a cada vez reconheço menos.

Mas, minha mãezinha que é devota dessa Santa que perdoe esse seu filho, mas essa festa da padroeira, é realmente uma “festa”, me fez lembrar a poesia do grande poeta paraibano Jessier QuirinoÔ Coisa bem Empregada”. Aliás, a nossa prefeitura que já era uma ‘zorra’ piorou e muito, peguei a programação da festa da Padroeira e coloquei mais abaixo e nem me liguei na PROGRAMAÇÃO, vamos lá, no Domingo (Dia das Mães), Noiteiros M. Castelo – RCC, Divino Espírito Santo do pólo V, Oficina de Oração e Vida, Fundação Parnamirim de Cultura.

Mais na frente vem, 13 de maio (dia da Padroeira) 5h30 – Equipes das comunidades sairão às ruas com carros de som e fogos de artifícios, rezando o Ofício de Nossa Senhora com a participação da Banda Trampolim da Vitória. Imagino um trio elétrico, com alto e bom som, talvez com umas dançarinas com aquelas sainhas curtíssimas, e arrastando aquela carreata cada qual com seu carrão também em alto e bom forrozão, e o FOGUETEIRO do prefeito com aquele show pirotécnico de primeira, e as pobres velhinhas sem saber o que está acontecendo mas orando de ‘alpercatas pro céu’ e padre Murilo comandando aquilo tudo, abraçado com o Prefeito Paraguaçu, e meia dúzia de babão...

Mas tem mais, 7h – Café comunitário; (estou imaginando aquele Buffet de primeira que Agnero fazia quase todos os dias no gabinete, e deve ser adaptado para praça pública) 9h – Caminhada com NS das Comunidades até à Igreja Matriz no Centro; 10h – Celebração Eucarística: Pólos, Dimensões, Mães, Marias e Fátimas (não entendi uma virgula aqui); 12h – Foguetório da Padroeira em todas as comunidades (E aqui é onde o FOGUETEIRO rebenta a boca do balão, e haja foguetão e pode mandar a conta que eu pago); 15h – Procissão Aérea (O ‘ômi’ endoidou será que vai rolar droga nessa procissão? Se fosse de 7h eu ia dizer que eles erraram o café e colocaram chá. Nunca vi mas vou aguardar pra ver esse povo todo voando); 16h – Carreata pelas ruas e avenidas da cidade; 18h – Procissão Monumental com 57 grupos de devotos das comunidades, pastorais, movimentos, serviços e o povo em geral, saindo da Praça das Rosas (Jd. Planalto) e na matriz Benção do SS Sacramento; 20h – Barracas. Grande show com Forró da Hora e Lane Cardoso.

E haja cachaça... minha mãezinha que me perdoe. Padre Aquino não está mais entre nós pra ver essas coisas. Agora, quem organizou essa programação pode se internar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário