3 de maio de 2009

Curso de FotoJornalismo

Primeira turma do curso “Noções de Fotojornalismo” expõem no restaurante Com XIn China a partir de 6 de maio

A primeira turma do curso de fotografia “Noções de Fotojornalismo” realizou no último dia 26, domingo, a aula de campo onde foram colocados em prática os ensinamentos ministrados durante as aulas teóricas. Durante seis horas a caravana fotográfica percorreu a zona rural de Ceará Mirim documentando a rotina dos moradores de várias comunidades numa manhã de domingo. A expedição terminou no Bar do Galo, na sede do município, onde foi servido um almoço, a base de “galinha cabidela”, para todos os integrantes da caravana. O tema da pauta fotográfica foi “Nossa Gente” e o resultado do trabalho feito pelos 12 alunos do curso poderá ser visto a partir do dia 6 de maio no restaurante Con Xin China, no CCAB Sul, onde estarão expostas 0 fotografias até o dia 16 de maio. A exposição será aberta às 18 horas com a entrega dos certificados aos alunos e mostrará fotos de Ana Carmem, Brum, Daiane Nunes, Eduardo Barbosa, Gabriela Barbalho, Jannet Carruth, Lucas Haddad, Olena Arruda, Raquel Dantas, Richelly Sousa, Taísa Cristina e Vanessa Trigueiro.

Além da exposição de fotografia, estará entrando no ar no dia 6, pela rede mundial de computadores, o site do clube de fotografia fundado pelos dois monitores do curso, cujo objetivo é criar um espaço para fotógrafos – profissionais e amadores- nas diversas áreas da fotografia para troca de informações, bate-papo, esclarecimentos de dúvidas, estórias sobre coberturas fotográficas, links para cursos, oficinas, exposições e espaço para os fotógrafos postarem suas produções, além de várias outras janelas sobre fotografia em todo o mundo. O portal da fotografia do clube está em fase ainda experimental. O endereço eletrônico é: www.phootoclube.com.br e pode ser acessado por qualquer pessoa, interessada ou não em fotografia, em todo o mundo.

O curso de fotografia “Noções de Fotojornalismo” foi ministrado pelos profissionais Marcus Ottoni e João Maria Alves. Com duração de oito semanas, sendo uma aula por semana, o curso mesclou aulas teóricas e práticas, abordando desde os princípios básicos da fotografia até noções de fotojornalismo. Com mais de trinta anos de experiência na profissão de jornalista, como repórter fotográfico, os dois monitores do curso, Marcus Ottoni e João Maria Alves, repassaram aos alunos técnicas e dicas importantes na área da comunicação visual na mídia impressa como elaboração e execução de pautas jornalísticas, aproveitamento e inserção da imagem no contexto da informação, corte e edição das imagens no processo jornalístico do designer gráfico das publicações, entre outros assuntos.

No início de junho, duas novas turmas para o curso de fotografia “Noções de Fotojornalismo” serão abertas com vagas limitadas. As inscrições deverão ter início na segunda quinzena de maio e o local e a data do início das aulas serão divulgados durante o mês por meio da mídia. Outras informações podem ser obtidas diretamente com os próprios monitores: Marcus Ottoni 9618.1315 e João Maria Alves 9409.0188.

Nenhum comentário:

Postar um comentário